Comer disfuncional e culpa ao comer: como transformar a sua relação com a comida
- nutridudavivan
- 31 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de abr.
Muitas pessoas sentem culpa ao comer, especialmente quando consomem um volume maior de comida de forma automática, sem atenção ou em resposta a sentimentos, como estresse ou tristeza. Esses comportamentos alimentares, conhecidos como comer disfuncional, podem se tornar um ciclo difícil de quebrar, porque normalmente após sentir a culpa, existe um período de restrição na alimentação, e consequentemente os comportamentos alimentares disfuncionais voltam a aparecer. Mas como criar consciência e quebrar esse ciclo de culpa? Vou te explicar o que é o comer disfuncional, por que ele pode causar culpa e como você pode transformar sua relação com a comida para comer de forma mais leve e equilibrada.
O que é um comer disfuncional?
Comer disfuncional é quando um comportamento alimentar causa um sofrimento físico ou psíquico, um sentimento negativo, de culpa ou de frustração. Normalmente são padrões de comportamento alimentar que envolvem um comer exagerado, sem atenção ou emocional, para confortar ou aliviar emoções como estresse, ansiedade e tristeza. Esse comportamento acontece muitas vezes de modo automático, sem uma consciência clara sobre as suas escolhas, sem identificar os seus sentimentos naquele momento, e com base em uma mentalidade de dieta que te leva a pensar que alguns alimentos são "proibidos" em uma alimentação saudável.
Por que sentimos culpa ao comer?
A culpa geralmente surge quando comemos de forma diferente de um padrão considerado "adequado" que idealizamos, tanto em relação à qualidade dos alimentos quanto à quantidade. A mentalidade de dieta com ideias muito rígidas sobre o que é "certo" ou "errado" comer acaba acentuando ainda mais esse sentimento. E essa relação de culpa com a comida pode causar frustração e desmotivação, dificultando ainda mais o processo de manter uma alimentação saudável de verdade.
Como quebrar o ciclo do comer disfuncional e da culpa
Para que você consiga ter uma relação melhor com a comida e uma alimentação saudável ajustada às suas necessidades, o ideal é que você procure um acompanhamento nutricional com a abordagem comportamental. Mas se você pretende começar com recursos mais básicos, recomendo que pratique a atenção plena ao comer. Tente fazer as refeições com mais calma e atenção, esse deve ser um momento prazeroso no seu dia. Arrume bem as louças, talheres e disposição da comida no prato para que fique visualmente agradável. Pratique atividades que ajudem a relaxar e aliviar o estresse sem recorrer à comida, especialmente nos momentos do dia que são gatilhos para o comer exagerado como conforto. Cada detalhe no ato de comer faz a diferença para que seja uma alimentação consciente e livre de culpa!
Comentários